HOME
APRESENTAÇÃO
AGENDA
ESPECTÁCULOS
BONECOS SANTO ALEIXO
ADÁGIO
BIME
ENCONTRO TEATRO IBÉRICO
FORMAÇÃO
LOJA
CONTACTOS
CENDREV EQUIPA
 
CENDREV 42 ANOS EM CENA


 
 
 
 
 
O Cendrev cumpriu em Janeiro de 2017, quarenta e dois anos de trabalho desenvolvidos em torno da
criação artística, da formação teatral e da gestão do centenário Teatro Garcia de Resende onde, para além da sua actividade de criação e difusão, tem acolhido
centenas de espectáculos de teatro, de música e de dança produzidos por outras estruturas artísticas nacionais e estrangeiras.
O Cendrev é responsável pela recuperação do importante espólio de marionetas tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo, com os quais já realizou muitas centenas de representações no país e no estrangeiro e organiza a Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME, cuja primeira edição se realizou em 1987.
O Cendrev, mais do que uma companhia de teatro, é um verdadeiro centro de acção teatral onde se cruzam diversas áreas e componentes da vida do teatro e a sua prática sistemática e continuada configura uma clara vocação de serviço público. O
Cendrev tem sido também um laboratório de onde têm saído dezenas de novos profissionais que foram criando projectos no Alentejo ou integrando outras estruturas um pouco por todo o país. 
Esta prática continuada de trabalho implicou também a constituição de redes de contactos e parcerias com inúmeros criadores e instituições no plano nacional e
internacional. O último exemplo dessa prática é a recente criação do Circuito Ibérico de Artes Cénicas que envolve nove estruturas de criação artística de ambos os países com responsabilidades também na gestão e programação de salas de espectáculo.
A dimensão cultural da cidade de Évora no plano nacional, a tradição de grande pólo regional que lhe é atribuída e o seu peso na esfera das relações internacionais, nomeadamente a partir da sua classificação como Património da Humanidade, têm determinado também o percurso do Cendrev, que se define como um projecto da cidade voltado prioritariamente para a região e que, a partir daí, projecta a sua intervenção no país e no estrangeiro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
©2006 - todos os direitos reservados a CENDREV - realizado por: EGODESIGN